* Para realizar a submissão o participante, primeiramente, deve se inscrever inscrição. Logo em seguida deve acessar o sistema (link no menu lateral esquerdo) e entrar no item Submissão de Atividades (seção disponível apenas no período de 08 de fevereiro a a 22 de março de 2010).

* Cada participante só poderá inscrever uma atividade (mesa-coordenada ou trabalho na sessão de trabalhos) como autor principal.

  Datas
Submissão De 08/02 até 22/03/2010
Avaliação De 12/03 até 12/04/2010
Inscrição De 12/04 até 14/05/2010

Normas para apresentação de mesas-coordenadas

A submissão das mesas coordenadas deve ser feita por um proponente, que deverá enviar: título, resumo e todos os trabalhos incluídos (máximo de quatro apresentações) num mesmo arquivo (seguindo o modelo para apresentação de trabalhos). A mesa coordenada deverá ser composta por pesquisadores de, pelo menos, duas instituições diferentes, buscando estimular o diálogo e a diversidade de perspectivas de um tema comum.

Normas para apresentação de trabalhos

O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável para a publicação no CD-Rom do VI ENECULT:

• Formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf) – Consultar Perguntas freqüentes, onde tem o passo a passo de como fazer um PDF.

• O trabalho deve ser colocado no timbrado padrão do evento, conforme modelo que deve ser baixado aqui: Modelo.

• Tamanho do arquivo: máximo de 2Mb (Megabytes)

• Entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas, incluindo bibliografia

• Fonte Times New Roman, corpo 12

• Papel A4, páginas não numeradas

• Espaçamento do texto entre linhas 1,5

• Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm)

• Sem espaço entre os parágrafos

• Espaçamento das citações simples com recuo padrão (1,25cm)

• Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 3cm

Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens:

• Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.

• Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(es).

• Resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples.

• 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

 

ÁREAS TEMÁTICAS (ementas)

Cultura e Mídia
Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o campo midiático e a experiência na contemporaneidade. A relação entre mídia e as diversas dimensões da vida social: política, religião, economia etc. Produção de sentidos e mídia: produção, circulação e interpretação dos produtos midiáticos.

Politicas Culturais
Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais em diversos aspectos, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

Consumo e Públicos Culturais
Abrange trabalhos relacionados ao estudo do consumo, das práticas e dos públicos culturais na contemporaneidade, tais como: conceitos de consumo cultural e de públicos culturais; práticas e espaços culturais; produção e consumo da cultura; comunicação e consumo cultural; perfil de consumidores e públicos culturais; formação de públicos para a as artes; públicos e mercados culturais.

Direitos Autorais e Culturais
Acolhe trabalhos que analisam temas, leis e conceitos voltados para os direitos autorais e culturais de obras literárias, artísticas e científicas. Estudos históricos, culturais e analíticos acerca da discussão e da revisão desses conceitos atingidos pelas mídiamorfoses contemporâneas com a mudança de formatos e de sistemas de produção, post-produção e distribuição das obras intelectuais.

Patrimônio Cultural
Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas.

Cultura e Arte
Aceita trabalhos que discutam arte e sociedade.Arte e diversidade cultural. Arte e cultura estética como espaço de construção e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular. Tradição e contemporaneidade nas manifestações artísticas: música, literatura, dança, encenação, artes visuais, performance, intervenção urbana, fotografia e vídeo.

Cultura e Cidade
Contempla trabalhos que contribuam para uma compreensão das dinâmicas contemporâneas das culturas urbanas. Trabalhos que proponham reflexões e debates sobre os usos e as representações do espaço urbano: a cidade como espaço físico e simbólico, imaginários urbanos, tensões territoriais, cidadania cultural, modos de estar juntos, linguagens artísticas e intervenções urbanas.

Cultura e Desenvolvimento
Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

Cultura e Identidades
Acolhe trabalhos que tratam sobre a construção das identidades e o hibridismo cultural.Os estudos das identidades - sexuais, de gêneros, étnicas, de classes, “raças”, geracionais, territoriais etc.As políticas identitárias e pós-identitárias.As relações de poder e as identidades.Os complexos processos de identificação.A crise das identidades no mundo contemporâneo.

Cultura e Religião
Abrange trabalhos conceituais, etnográficos e/ou históricos acerca de interseções entre religiões e formas de produção cultural, em especial análises acerca da produção de identidades, da produção de espaços específicos e seus significados, bem como da produção e apropriação de objetos no âmbito das práticas religiosas. Trabalhos que considerem as relações entre práticas religiosas e outras esferas, tais como o consumo, o turismo ou a representação política.

Cultura Digital
Aceita trabalhos que discutam a cultura digital no Brasil e exterior, bem como artigos que promovam uma visão crítica do relacionamento da arte, cultura e tecnologia. Trabalhos sobre cultura e inclusão digital, capacitação em cultura digital, arte e cultura digital, conceito de commons, cultura livre, mídia livre, software livre como ferramenta cultural, plataformas P2P e cultura, estudos etnográficos em cultura digital, experimentação tecnológica cultural, produções e manifestações artístico-culturais no digital.

Formação, Gestão e Produção Cultural
Aceita trabalhos que tratam de temas relacionados ao campo da organização da cultura, tais como: a formação em gestão e políticas culturais; os fundamentos e as singularidades da gestão na área da cultura; estudos de caso da gestão cultural estatal e de entidades da sociedade civil; e estudos de caso sobre as conformações da produção cultural e seus momentos constitutivos.

Narrativas e Representações Culturais
Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas em diferentes produtos culturais e através de variadas linguagens (cinema, literatura, música, artes plásticas, teatro, fotografia, televisão, etc.), constituintes das práticas de significação e dos sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos; estudos que refletem sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações - de nacionalidades, regionalidades, gêneros, sexos, etnias, “raças”, etc. - e suas complexas ligações com as relações de saber/poder.



VI Encontro Nacional de Estudos em Cultura (VI ENECULT)