* Para realizar a submissão o participante, primeiramente, deve se inscrever inscrição. Logo em seguida deve acessar o sistema (link no menu lateral esquerdo) e entrar no item Submissão de Atividades (seção disponível apenas no período de 08 de fevereiro a a 22 de março de 2010).
* Cada participante só poderá inscrever uma atividade (mesa-coordenada ou trabalho na sessão de trabalhos) como autor principal.
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Datas |
Submissão |
De 08/02 até 22/03/2010 |
Avaliação |
De 12/03 até 12/04/2010 |
Inscrição |
De 12/04 até 14/05/2010 |
Normas para apresentação de mesas-coordenadas
A submissão das mesas coordenadas deve ser feita por um proponente, que deverá enviar: título, resumo e todos os trabalhos incluídos (máximo de quatro apresentações) num mesmo arquivo (seguindo o modelo para apresentação de trabalhos). A mesa coordenada deverá ser composta por pesquisadores de, pelo menos, duas instituições diferentes, buscando estimular o diálogo e a diversidade de perspectivas de um tema comum.
Normas para apresentação de trabalhos
O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável
para a publicação no CD-Rom do VI ENECULT:
• Formato PDF (Portable Document Format, extensão em
.pdf) – Consultar Perguntas freqüentes,
onde tem o passo a passo de como fazer um PDF.
• O trabalho deve ser colocado no timbrado padrão do evento,
conforme modelo que deve ser baixado aqui: Modelo.
• Tamanho do arquivo: máximo de 2Mb (Megabytes)
• Entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas, incluindo bibliografia
• Fonte Times New Roman, corpo 12
• Papel A4, páginas não numeradas
• Espaçamento do texto entre linhas 1,5
• Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão
(1,25cm)
• Sem espaço entre os parágrafos
• Espaçamento das citações simples com recuo
padrão (1,25cm)
• Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita
3cm
Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens:
• Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
• Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando
em nota de rodapé o(s) vínculo institucional e e-mail
do(s) mesmo(es).
• Resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento
simples.
• 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
ÁREAS TEMÁTICAS (ementas)
Cultura e Mídia
Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o campo
midiático e a experiência na contemporaneidade. A relação
entre mídia e as diversas dimensões da vida social: política,
religião, economia etc. Produção de sentidos e
mídia: produção, circulação e interpretação
dos produtos midiáticos.
Politicas Culturais
Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre
políticas culturais em diversos aspectos, tais como: noções
utilizadas; formulações, ações e objetivos;
atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais,
financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades.
Abrange políticas para a criação, difusão,
circulação, cooperação, reflexão,
preservação, recepção, produção
e gestão da cultura.
Consumo e Públicos Culturais
Abrange trabalhos relacionados ao estudo do consumo, das práticas
e dos públicos culturais na contemporaneidade, tais como: conceitos
de consumo cultural e de públicos culturais; práticas
e espaços culturais; produção e consumo da cultura;
comunicação e consumo cultural; perfil de consumidores
e públicos culturais; formação de públicos
para a as artes; públicos e mercados culturais.
Direitos Autorais e Culturais
Acolhe trabalhos que analisam temas, leis e conceitos voltados para
os direitos autorais e culturais de obras literárias, artísticas
e científicas. Estudos históricos, culturais e analíticos
acerca da discussão e da revisão desses conceitos atingidos
pelas mídiamorfoses contemporâneas com a mudança
de formatos e de sistemas de produção, post-produção
e distribuição das obras intelectuais.
Patrimônio Cultural
Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial
e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição
e redefinição de políticas públicas no campo
da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver
no meio em que vive, constituindo-se em registro da história
da cidade, país, nação e da vida das pessoas.
Cultura e Arte
Aceita trabalhos que discutam arte e sociedade.Arte e diversidade cultural.
Arte e cultura estética como espaço de construção
e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular.
Tradição e contemporaneidade nas manifestações
artísticas: música, literatura, dança, encenação,
artes visuais, performance, intervenção urbana, fotografia
e vídeo.
Cultura e Cidade
Contempla trabalhos que contribuam para uma compreensão das dinâmicas
contemporâneas das culturas urbanas. Trabalhos que proponham reflexões
e debates sobre os usos e as representações do espaço
urbano: a cidade como espaço físico e simbólico,
imaginários urbanos, tensões territoriais, cidadania cultural,
modos de estar juntos, linguagens artísticas e intervenções
urbanas.
Cultura e Desenvolvimento
Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento,
tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia
da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades
criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas
culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e
serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços
culturais, cultura e propriedade intelectual.
Cultura e Identidades
Acolhe trabalhos que tratam sobre a construção das identidades
e o hibridismo cultural.Os estudos das identidades - sexuais, de gêneros,
étnicas, de classes, “raças”, geracionais,
territoriais etc.As políticas identitárias e pós-identitárias.As
relações de poder e as identidades.Os complexos processos
de identificação.A crise das identidades no mundo contemporâneo.
Cultura e Religião
Abrange trabalhos conceituais, etnográficos e/ou históricos
acerca de interseções entre religiões e formas
de produção cultural, em especial análises acerca
da produção de identidades, da produção
de espaços específicos e seus significados, bem como da
produção e apropriação de objetos no âmbito
das práticas religiosas. Trabalhos que considerem as relações
entre práticas religiosas e outras esferas, tais como o consumo,
o turismo ou a representação política.
Cultura Digital
Aceita trabalhos que discutam a cultura digital no Brasil e exterior,
bem como artigos que promovam uma visão crítica do relacionamento
da arte, cultura e tecnologia. Trabalhos sobre cultura e inclusão
digital, capacitação em cultura digital, arte e cultura
digital, conceito de commons, cultura livre, mídia livre, software
livre como ferramenta cultural, plataformas P2P e cultura, estudos etnográficos
em cultura digital, experimentação tecnológica
cultural, produções e manifestações artístico-culturais
no digital.
Formação, Gestão e Produção
Cultural
Aceita trabalhos que tratam de temas relacionados ao campo da organização
da cultura, tais como: a formação em gestão e políticas
culturais; os fundamentos e as singularidades da gestão na área
da cultura; estudos de caso da gestão cultural estatal e de entidades
da sociedade civil; e estudos de caso sobre as conformações
da produção cultural e seus momentos constitutivos.
Narrativas e Representações Culturais
Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas
em diferentes produtos culturais e através de variadas linguagens
(cinema, literatura, música, artes plásticas, teatro,
fotografia, televisão, etc.), constituintes das práticas
de significação e dos sistemas simbólicos por meio
dos quais os significados são produzidos; estudos que refletem
sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações
- de nacionalidades, regionalidades, gêneros, sexos, etnias, “raças”,
etc. - e suas complexas ligações com as relações
de saber/poder.
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